Endodontia ( Canal)
A Endodontia é a especialidade da odontologia que visa o tratamento de patologias da polpa (popularmente nervo).
A polpa dentária localiza-se no interior do dente , sendo responsável pela nutrição e sensibilidade nos dentes, através dos vasos sanguíneos e nervos que a constituem.
As lesões da polpa dentária podem , no geral, se originam de traumatismos, fraturas ou cáries profundas e podem provocar sensibilidade nos dentes e abcessos na gengiva.
Entre os sintomas indicativos de uma infeção dentária estão dor espontânea; prolongamento da sensibilidade nos dentes expostos ao frio e/ou ao calor ; desconforto ao toque e mastigação, sendo que, de entre os sinais mais comuns, se pode incluir a presença de abcesso na gengiva ou fístula (pequena bolha de pus na gengiva).
Num tratamento de canal , todo o conteúdo existente no interior do sistema de canais radiculares é removido ( esvaziado) , os canais são então preparados com limas especiais, e na sequencia obturados ( preenchidos) com materiais para esse fim.
Após o canal realizado é indicado a restauração permanente do dente , o mais breve possível. Durante essa fase deve-se ter cuidado para riscos de fratura do dente uma vez que o dente fica mais suscetível a quebras enquanto permanece com materiais temporários.
Terminado a conduta é realizada a restauração do dente.
Dependendo do remanescente da estrutura do dente, pode-se ter restauração ate uma prótese ( coroa).